O novo Plano Diretor da Cidade de São Paulo pode acabar de vez com os voos no Campo de Marte, quinto maior aeroporto do país em movimentos, localizado na Zona Norte da capital, a beira da Marginal do Tietê. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reuniu-se com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e tudo indica que o aeroporto será mesmo desativado, porém, com a condição da construção de pelo menos três aeroportos de aviação executiva e geral que possam absorver o tráfego do Campo de Marte, que não recebe voos comerciais. Os três aeroportos em questão seriam os de São Roque (SP), dedicado à aviação executiva e que está em construção, de Parelheiros, na capital e, ainda na fase de projeto, o de Caieiras (SP), mencionado pelo Governo Federal e que seria utilizado também pela aviação comercial. “Com esses três aeroportos, poderíamos pensar na desativação do Campo de Marte para aviões e utilizá-lo exclusivamente para helicópteros”, afirma o ministro da Aviação Civil. A intenção da prefeitura é reurbanizar a área do aeroporto e levar indústrias e novas moradias para o local.